Catavento

Texto: Revista Memória da psicanálise: Diálogos e Fronteiras

Um texto sensitivo e bem humorado da semiótica psicanalítica para tempos de complexidade e encontros de saberes.

I. Declaração: a linguagem é a condição tanto do inconsciente quanto da semiótica. Sua pluralidade abrange o visual e o sonoro, junto com o verbal, prioridade da psicanálise.

 II. Caos e progresso: a complexidade da realidade humana se presta para ser lida como texto (manifesto) e escutada como discurso (latente).

 III. Ferramentas: os conceitos de simbólico, imaginário e real, as três dimensões habitadas pelos seres falantes, sexuados e mortais, permitem analisar simultaneamente a subjetividade e o mundo dos signos em suas implicações recíprocas, individuais e coletivas.

 IV. Sinergia: a semiótica incrementa a psicanálise com seu repertório de meios e linguagens; a psicanálise introduz o inconsciente e a libido na semiótica. A semiótica psicanalítica estuda as consequências psíquicas dos signos culturais.

 V. Convergência: a semiótica psicanalítica é uma disciplina metódica que trabalha com hipóteses retroativas e conjecturas prospectivas. A clínica da cultura faz diagnósticos, por imagens e palavras, das ideologias da época.

 VI. Causa: o bônus capitalista da civilização atual é o ônus da psicopatologia da vida cotidiana, aquém do principio do prazer. O estilo de recalcamento do momento histórico e o retorno do reprimido, dialeticamente, colocam em xeque a ilusão de qualquer futuro.

 VII. Consequência: os sintomas da cultura são as contradições da sociedade, seus impasses e soluções de compromisso, cujas manifestações e latências podem ser descritas, pesquisadas e interpretadas cientificamente, exceto o sensato, o sensível e o sentido alienado.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: