A fúria da beleza

Texto:  Elisa Lucinda

Estupidamente bela

a beleza dessa maria-sem-vergonha rosa

soca meu peito esta manhã!

Estupendamente funda,

a beleza, quando é linda demais,

dá uma imagem feita só de sensações,

de modo que, apesar de não se ter consciência desse todo,

naquele instante não nos falta nada.

É um pá. Um tapa. Um gole.

Um bote nos paralisa, organiza, dispersa, conecta e completa!

Estonteantemente linda a beleza doeu profundo no peito essa manhã.

Doeu tanto que eu dei de chorar,

por causa e uma flor comum e misteriosa do caminho.

Uma delicada flor ordinária, brotada da trivialidade do mato,

nascida do varejo da natureza, me deu espanto!

Me tirou a roupa, o rumo, o prumo e me pôs a mesa…

é a porrada da beleza!

Eu dei de chorar de uma alegria funda, quase tristeza.

Acontece às vezes e não avisa. A coisa estarrece e abre-se um portal.

É uma dobradura do real, uma dimensão dele,

uma mágica à queima-roupa sem truque nenhum. Porque é real.

Doeu a flor em mim tanto e com tanta força que eu dei de soluçar!

O esplendor do que eu vi era pancada, era baque e era bonito demais!

Penso, às vezes, que vivo para esse momento indefinível,

sagrado, material, cósmico, quase molecular.

Posto que é mistério, descrevê-lo exato perambula ermo

dentro da palavra impronunciável.

Sei que é desta flechada de luz que nasce o acontecimento poético.

Poesia é quando a iluminação zureta, bela e furiosa desse espanto

se transforma em palavra!

A florzinha distraída existindo singela

na rua paralelepípeda esta manhã,

doeu profundo como se passasse do ponto.

Como aquele ponto do gozo, como aquele ápice do prazer

que a gente pensa que vai até morrer!

Como aquele máximo indivisível, que, de tão bom, é bom de doer,

aquele momento em que a gente pede pára querendo

e não podendo mais querer,

porque mais do que aquilo não se agüenta mais, sabe como é?

Violenta, às vezes, de tão bela, a beleza é!

Deixe uma Resposta

