O peso das escolhas

Texto:  Luciana Saddi (Folha de S.Paulo)

Quando Deus expulsou o homem do Paraíso, o condenou a viver do suor do próprio trabalho, a parir com dor, a usar roupas por sentir vergonha do corpo nu e à morte. Não sei se a bíblia menciona a maldição de colocar-nos como autores de nossas próprias vidas, talvez essa seja uma maldição da história, pós Revolução Francesa e nada tenha a ver com Adão, Eva e a maçã. Mesmo assim, ao sentir o peso assombroso de realizar escolhas e de colher as consequências, percebemos que há uma maléfica punição em jogo.

Escolher é terrível, ainda mais quando o desejo se opõe ao certo.  Quando a razão e o coração lutam, as perdas são grandes para ambos os lados. Às vezes, mesmo sabendo que não devemos, pois logo iremos nos arrepender,  pendemos para a paixão dos corpos – o sexo costuma gritar dentro da gente de tal forma, que causa confusão ou suspensão temporária do juízo. Às vezes escolhemos o certo e amargamos ou nos orgulhamos da renúncia. Não é possível saber o futuro, o que aumenta o risco da escolha. Não escolher pode parecer uma medida correta em meio a tanta incerteza, mas se esquivar de uma escolha é escolha também. Ainda que fique paralisada, o tempo não pára e a vida continua a acontecer.

Odisseu em sua grande viagem de volta para Ítaca perdeu o rumo ao adormecer no mastro.  Sua atenção naufragou, arrastando a frota e seus guerreiros para o fundo do mar. Não se perdoou, estava cansado, havia lutado na guerra de Tróia, queria retornar.  Portanto, permaneça atento, só você poderá manter a atenção concentrada no rumo de sua vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: