Vitrine Cultural

Dicas de filmes, vídeos, livros e seriados, revistas e artigos

“Os poetas e os romancistas são aliados preciosos, e o seu testemunho merece a mais alta consideração, porque eles conhecem, entre o céu e a terra, muitas coisas que a nossa sabedoria escolar nem sequer sonha ainda. São, no conhecimento da alma, nossos mestres, que somos homens vulgares, pois bebem de fontes que não se tornaram ainda acessíveis à ciência.”

Sigmund Freud, in ‘As Palavras de Freud’

**************************************************************************

Ciclo de Cinema O Olhar da Psicanálise e outros olhares

do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região

Consulte a programação no site http://www.npsr.org.br/

*************************************************************************

Livros:

AS HISTÓRIAS QUE ME ENSINARAM A VIVER – Jorge Bucay

     De maneira engenhosa, Jorge Bucay cria uma obra brilhante por sua simplicidade. Como o livro é ambientado no consultório do fictício terapeuta, o autor nos transforma em pacientes, pois, junto com Demián, temos a chance de aprender valiosas lições por meio de suas histórias..

A ERA DO VAZIOGilles Lipovetsky

Estamos vivendo novos tempos. A Era do Vazio baseia-se em um novo estágio histórico do individualismo, uma nova era democrática que se traduz pela redução da violência e pelo desgaste do que há um século vem sendo considerada como vanguarda, onde as sociedades democráticas avançadas estão agora situadas na era “pós-moderna”. A obra focaliza o enfraquecimento da sociedade, dos costumes, do indivíduo contemporâneo da era do consumo de massa e a emergência de um modo de socialização e de individualização inédita, numa ruptura com que foi instituído a partir dos séculos XVII e XVIII. Esta obra é uma tradução da última edição francesa, com pósfacio do autor, e tem uma magnífica apresentação escrita pelo filósofo brasileiro Juremir Machado da Silva, que situa os temas na atual realidade da sociedade brasileira.

*************************************************************************

Filmes:

TUDO PODE DAR CERTO

Boris Yellnikoff (Larry David), físico que quase ganhou o prêmio Nobel e fracassou numa tentativa de suicídio, ganha a vida ensinando crianças a jogar xadrez. Mas ele não tem lá muita paciência e costuma ofender as crianças. Trata-se de um personagem amargurado com a vida e que, basicamente, despreza a raça humana. Mas, uma noite, enquanto volta ao seu apartamento, ele depara com Melodia St. Ann Celestine (a belíssima Evan Rachel Wood). A garota, que está perdida em NY, pede para ficar no apê de Boris ao menos por uma noite. O que acontece depois é previsível. Allen não apela, e Boris não vai se tornar um homem melhor porque está apaixonado pela ninfeta caipira.

Esse fiozinho de história faz com que Woody Allen desfile suas melhores piadas. O filme foi rodado em 2008, no auge da crise econômica que abalou o mundo e principalmente os EUA. Com “Tudo Pode dar Certo”, Allen parece tentar difundir uma espécie de otimismo sem histeria. Um otimismo com inteligência.

Direção: Woody Allen

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Direção: Juan José Campanella                             Música: Federico Jusid e  Emilio Kauderer

***************************************************************************

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo  e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor. “São tempos difíceis para os sonhadores…”

Direção: Jean Pierre Jeunet                      Música:  Yann Tiersen

***************************************************************************

C I N E M A   P A R A D I S O

Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em     1989. Trata-se de uma ode à vida, de uma pureza          cativante, personagens ricos em sentimentos, ambientado em uma pequena província da Itália. Uma estória comovente de amor, amizade e paixão. Mistura intensa e delicada de riso e lágrima, alegria e tristeza.

Direção de Giuseppe Tornatore                   Música de Enio Morricone

*****************************************************************************

DESEJO E REPARAÇÃO

Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony       Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de  semana na mansão familiar. O momento político é de      tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares.  Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua    imaginação de escritora principiante para acusar Robbie  Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.

Direção de  Joe Wright                             Música de Dario Marianelli

*********************************************************************

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: